ONDE INVESTIR EM 2022? | Analisando riscos e oportunidades nos investimentos
É comum, nessa época do ano, que você se pergunte “onde investir o meu dinheiro” ou “melhores investimentos para 2022”.
Ao pensar onde investir em 2022, é preciso analisar diversos cenários, além dos riscos e oportunidades em cada um deles. Contudo, como você não tem uma bola de cristal para adivinhar o futuro, sua carteira deve refletir esses diferentes cenários, mas de acordo com o que você acredita ser mais provável.
Levando em consideração o passado recente, podemos refletir o seguinte:
1) Novas variantes do COVID:
A possibilidade de novas variantes representa um risco para os mercados, com a possibilidade de novos lockdowns, o que poderia influenciar na expectativa de inflação. Ao invés de diminuir, a inflação futura pode ser mais alta em função de novos auxílios econômicos.
2) Aumento de taxas juros nas economias globais:
Espera-se um movimento de alta de taxas básicas de juros ao redor do mundo, o que afetaria o valuation das empresas, em função do custo de capital e da taxa livre de risco, além de impactar o crescimento econômico dos países – podendo resultar em recessão.
3) Eleições no Brasil:
O cenário eleitoral pode ser determinante para você definir onde investir em 2022. Com a polarização política, em função das redes sociais, o cenário eleitoral é muito incerto. Porém, podemos esperar muita volatilidade em função das eleições deste ano.
Então, a pergunta que fica é: Como investir em 2022?
Perceba que, se tratando de Brasil, em todos os anos existem muitas incertezas e surgem fatos inesperados. Se em 2022 o cenário parece complexo, o mesmo podia ser dito em 2021, 2020, 2019, 2018… Por isso o “como investir” não muda de um ano para o outro (o que pode mudar é o tamanho de exposição em cada classe de ativos).
No final, a resposta é sempre manter uma carteira diversificada.
Mas se você quer saber como será a minha alocação? Qual a minha exposição em bolsa, criptoativos e renda fixa? Assista ao vídeo até o fim.
ONDE INVESTIR EM 2022? | Analisando riscos e oportunidades nos investimentos